Quando surgiu a Internet na minha vida em 1997 lia muito sobre a necessidade de estar na “rede” para não ficar “ilhada”. Achava um exagero, mas hoje vejo idosos com mais de 80 anos se comunicando via whats App e acessando conta on-line…
Com a informatização dos Bancos foi possível globalizar as relações comerciais, mas com isso eles se tornaram os “senhores” do nosso dinheiro e aos poucos a praticidade se transformou em um custo a mais e um custo alto. Cada vez vamos menos ao Banco e pagamos mais pelos serviços. Não deveria ser o contrário?
Neste cenário surgem as Fintechs, cujo nome é a junção das palavras Financial (Financeiro) e Technology (Tecnologia) para revolucionar o setor financeiro de forma disruptiva, ou seja, utilizando a tecnologia de forma inovadora para oferecer ao usuário uma experiência diferenciada e competitiva.
Quais as vantagens de ter uma conta digital em uma Fintech?
- Basta ter um smartfone e acesso à internet para resolver tudo que precisa com agilidade e sem ter que se deslocar.
- Cobram um preço justo pelos serviços utilizados e não cobram pacotes de tarifas mensais.
- Cartão de crédito sem anuidade e juros menores.
Quais os cuidados?
- Quando o produto é dinheiro e a transação é 100% on-line é preciso ter cautela. Verifique se o Banco Digital é confiável. Pesquise sobre o Banco no Reclame Aqui, Banco Central ou outros canais de defesa do consumidor. Aliás esta prática de pesquisa deve ser usual antes de comprar qualquer produto ou serviço.
- Informe-se sobre os custos dos serviços e se todos os serviços necessários estão disponíveis, como pagamentos, recebimentos, saques em caixas eletrônicos, cartão de crédito.
Perguntas Efervescentes:
1. Há quantos anos você tem conta em Banco tradicional e quanto do seu dinheiro já gastou em pacote de tarifas e anuidades de cartão?
2. O fato de ser um Banco 100% digital te assusta mesmo utilizando aplicativos de transporte, entrega de comida, e compras via internet? Qual o risco de experimentar?
3. Por que será que os grandes Bancos já oferecem contas digitais para seus clientes? Será que as Fintechs estão abalando a concorrência?
4. Qual economia seria possível hoje migrando para uma conta digital pessoal e empresarial e para cartão de crédito sem anuidade?
Responda, reflita e decida.
Abundância e Prosperidade pra você!
Elaine Toledo