TER OU NÃO TER Carro?

Esta questão é muito pessoal e este artigo é para aqueles que realmente querem fazer um comparativo financeiro para tomar uma decisão.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que carro não é investimento.  Carro para uso pessoal é e sempre será despesa e depreciação. O que pode compensar este custo é o conforto e conveniência, mas nunca um benefício financeiro quando comparado com outras opções.

Faça as contas:

Despesa  Valor R$PeriodicidadeDividir porCusto Mensal
Combustível Mensal 
Custo Oportunidade*** Anual12 
Depreciação** 5 anos60 
Estacionamento Mensal 
IPVA Anual12 
Manutenção* Anual12 
Seguro Anual12 
  TOTAL Mensal R$    
  • (*) Manutenção deve incluir troca de óleo, filtros, pneus e tudo que for manutenção preventiva que deve ser feita em todo carro periodicamente de acordo com manual do fabricante.
  • (**) Depreciação do veículo em média é de 40% a cada cinco anos de uso. O ideal é consultar a tabela FIPE. https://veiculos.fipe.org.br/
  • (***) Custo Oportunidade é o valor que representa o quanto você receberia de rendimentos se o valor gasto para aquisição do carro, estivesse numa aplicação financeira de Renda Fixa por exemplo.

Preenchendo esta tabela você terá uma visão dos custos financeiros mensais do seu carro. Isto possibilitará que você faça uma experiência por um ou dois meses com outras opções e compare os custos e os benefícios de ambas as opções.

Em segundo lugar o que mais pesa na decisão de ter ou não ter um carro não são os custos, mas o que significa ter um carro para cada um e as vantagens em termos de tempo e conforto nos deslocamentos. Para alguns, carro é só meio de transporte, não importa luxo nem detalhes, para outros, carro é status e quanto mais luxo melhor. Para quem tem o carro como um indicador de status, este pequeno artigo que tem por objetivo sensibilizar pessoas a raciocinarem em termos financeiros, não vai adiantar. A decisão emocional está tomada nem que tenha que financiar este luxo em 60 meses e pagar dois carros para ter um.

Mas dá pra ter conforto, economia de tempo e dinheiro sem ter seu próprio carro?

Sim dá! Usando o transporte por aplicativo. Usando Taxi que trafegam por corredores economizando tempo no trânsito. Usando o sistema de carona com amigos ou ainda usando uma bicicleta se você for do tipo consumidor consciente e trabalha próximo de casa.

Se você trabalha longe da sua casa pode encontrar um bom custo x benefício, mesclando um trecho com transporte por aplicativo ou taxi e outro trecho de metrô ou trem ou ônibus ou carona.

Se você tem horário flexível, opte por fazer um horário em que o transporte público é viável na sua região. Se você reside nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro, baixe o App Trafi e veja como ficou fácil o planejamento de suas idas e vindas. Pesquise na sua cidade qual aplicativo está disponível.

Tenho certeza que se parar e pensar em todas as possibilidades de substituição, uma delas será compensadora.

Em terceiro lugar é preciso dizer que não há nada de errado em querer ter um carro para chamar de seu, se você tiver como mantê-lo sem impactar sua vida financeira de forma negativa.

Perguntas Efervescentes:

  1. Os custos que este carro gera mensalmente segundo o levantamento que acabou de fazer, estão compatíveis com sua renda e você consegue mantê-los em dia sem usar linhas de crédito como cheque especial?
  2. Se você não tivesse as despesas relativas a esse carro, quanto sobraria de dinheiro por mês? E se você ainda pegasse o valor de venda do carro e aplicasse em uma Renda Fixa, quanto renderia? Somando as despesas que deixaria de ter e os rendimentos que passaria a ter, qual seria sua receita mensal?
  3. Quantas vezes já deixou de fazer o que gostaria para manter o carro?
  4. Quantas vezes já deixou de fazer o que gostaria por não ter um carro?
  5. Manter este carro não tira nenhuma oportunidade de crescimento profissional como um curso que poderia alavancar sua carreira e mais adiante te dar condições de ter um carro com mais tranquilidade?
  6. O fato de ficar sem carro te incomoda com o que os outros vão pensar a seu respeito? Os outros pagam suas contas?

Responda, reflita e decida.

Abundância e Prosperidade pra você!

Elaine Toledo

Share to your friends

Continue lendo