Crédito é Veneno ou Remédio?
Para você que respondeu no questionário que usa todas as linhas de crédito possíveis, pois não consegue mais viver só com o que recebe aqui vão algumas dicas:
- Saber usar crédito é fundamental para uma vida financeira saudável.
- O cardápio variado e de fácil acesso nos induz ao uso equivocado do crédito. É preciso se organizar e ter o controle das finanças para não se perder com o uso de crédito.
- Usar o cheque especial é muito fácil, mas o custo é muito alto. No caso de necessidade é possível usar linhas de crédito com juros menores como o crédito consignado ou crédito pessoal.
- O ideal é não usar o cheque especial que além de evitar o descontrole reduzirá drasticamente o valor do pacote de tarifas mensal.
- Se você possui um cheque especial que dá alguns dias para uso sem cobrar juros poderá se beneficiar se for disciplinado. Se não for disciplinado, não se engane achando que desta vez vai conseguir cobrir a conta antes do prazo expirar. Conhecer suas limitações é importante para não fazer escolhas equivocadas.
- Se você possui cartão de crédito, de bancos ou de lojas, terá que ter o controle dos gastos para não impactar o orçamento no mês seguinte.
- Para sair do ciclo: gastos com cheque especial e cartões e no mês seguinte ver seu dinheiro engolido pelo Banco para quitar seus débitos e consequentemente ter que usar crédito novamente é preciso organizar suas finanças.
- Utilize o método EPA! 3 passos para sua organização financeira ( Livro: Saiba Mais para Gastar Menos- Elaine Toledo- 2006- Editora Alaúde – 2ª. Edição) e enxugue seu orçamento. http://www.youtube.com/watch?v=TJWEzWgngyQ. Seja determinado para reduzir seus custos para que sobre uma quantia para negociar suas dívidas.
- Liste apenas as despesas essenciais como aluguel, condomínio, alimentação, água, luz, etc., sem as dívidas. Subtraia este valor da sua receita. O que sobrou é o que você tem disponível para negociar suas dívidas. Insista na redução de juros e negocie de forma a conseguir um valor pagável.
- Um passo por vez com foco em deixar de usar o crédito mensalmente para compor o orçamento é a melhor forma de ajustar sua vida financeira à sua realidade evitando transtornos.
Um analgésico pode eliminar sua dor de cabeça, mas se tomar dez comprimidos poderá ter uma gastrite e as dores serão piores. Tomar o remédio certo na dose errada é transformar o remédio em veneno. Assim é com o crédito.
Boas escolhas