O que leva um gerente de Banco a induzir uma pessoa semi analfabeta com 84 anos a colocar suas economias numa previdência privada ?
Que benefícios pode ter uma pessoa de 84 anos com um investimento deste?
O que leva um gerente de Banco induzir uma pessoa a colocar 10 mil reais em 10 títulos de capitalização para concorrer a um milhão? Agora esta pessoa quer viajar para o Nordeste no São João e seu dinheiro está imobilizado num jogo que se ele for resgatar vai perder dinheiro.
O intuito não é campanha contra os produtos Previdência Privada e Títulos de Capitalização, mas para que os idosos possam fazer as melhores escolhas para si sem a indução de alguém parcial.
Se o idoso tivesse feito a previdência privada com o intuito de deixar o dinheiro para alguém, vá lá. Na previdência privada o beneficiário recebe o dinheiro de imediato sem burocracia em caso de morte do titular. Isso pode ser um motivo para um idoso querer fazer uma previdência, ou seja, para deixar um valor para alguém que pode não ser seu herdeiro legal, ou para algum herdeiro sem ter que passar por inventário. Na maioria dos casos não é esta a intenção do idoso. Eles na verdade tem seu pezinho de meia para uma emergência e precisam de liquidez do dinheiro para utilizarem quando necessitarem seja para uma viagem ou para um tratamento médico. O agravante é que não informam que este tipo de investimento é de longo prazo e devemos deixá-lo aplicado por pelo menos 5 anos. Será que este senhor viverá mais 5 anos? Se ele quiser usar o dinheiro neste período deixará de ganhar pois pagará taxas altas de carregamento, de administração e de Imposto de Renda. Apenas os informam que depois de 6 meses poderão movimentar o dinheiro, só não falam os custos e nem apresentam projeções de ganhos.
No caso dos títulos de capitalização, se o idoso quiser, ao invés de jogar em loterias toda semana, investir num título de capitalização que também é jogo só que no final ele resgata o dinheiro de volta, ok! Se está consciente que é jogo e quer arriscar tudo bem. Mas na verdade ele compra como investimento, algo que vai multiplicar o seu dinheiro e ele ainda concorre a sorteios. Também não informam que antes de um ano não pode resgatar nada e se após um ano resgatar vai perder mais da metade do que “supostamente investiu”. Terá que esperar 5 anos para resgatar o dinheiro sem rendimentos.
A proposta é orientar quem está por perto principalmente idosos menos esclarecidos muitos deles com 70, 75 , 80 anos ou mais.
Pessoas que começaram a trabalhar na infância, não tinham tempo para estudar e criaram seus filhos com muito esforço. Muitos de nós tem pais e avós desta geração e muitos deles são pessoas simples sem muito entendimento mas com grande sabedoria sobre comportamento ético, algo que talvez falte em alguns profissionais do mercado financeiro.
Os idosos que tem uma reserva financeira normalmente a colocam na caderneta de poupança, e se tornam alvo dos Bancos que lhes convencem a colocar suas reservas em previdência privada e a adquirir títulos de capitalização.
Coloquem o tema em pauta em blogs, artigos, programas de radio e TV e vamos esclarecer estes idosos.
Esclareça um idoso você também!