Para decidir ter ou não ter seguro de cartões é preciso saber o que é oferecido.
Os Bancos oferecem cobertura para furtos, roubos, compras e saques fraudulentos, o que já é garantido pela legislação de defesa do consumidor, não sendo necessário ter seguro.
O que a lei não obriga ressarcimento é o caso de o consumidor colocar sua senha para um saque sob coação. Os famosos sequestros relâmpagos. Neste caso, somente quem tem seguro do cartão poderá reaver o valor dos saques sem ter que entrar com ações judiciais o que demanda tempo e custos.
Na prática, a maioria destes seguros oferece vantagens para tornar o produto atraente e assim um Seguro de poucos reais por mês pode ser de grande ajuda se o índice de violência na cidade onde reside ou trabalha justifique esta proteção .
Diferenciais de alguns seguros de cartões de débito: Seguro bolsa. Este seguro desde que apresentado boletim de ocorrência e nota fiscal, cobre até eletrônicos e todos os pertences pessoais. Na apólice é determinado o valor máximo de cobertura e condições.
Diferenciais de alguns seguros de cartões de crédito: Seguro desemprego. Garante o pagamento do saldo devedor da fatura se houver desemprego. Na apólice é determinado o valor e tempo de cobertura.
Perguntas efervescentes:
- Você sabe se paga seguro para cartão de débito (débito em conta mensalmente) ou de crédito (débito na fatura mensal do cartão)?
- Se paga, qual o valor deste seguro?
- Se paga, sabe qual a cobertura do que está pagando e as regras para ter a cobertura?
- Se paga, a cobertura te oferece algo além do que a legislação te garante ou não?
- Se paga, tem com fácil acesso o telefone ou site para acionamento do seguro?
- Se paga, respondeu todas as perguntas acima e não viu vantagem, já pensou em cancelar?
- Se não paga, e vive numa cidade com alto índice de violência, que tal pesquisar com seu Banco o que oferecem e se vale a pena esta segurança?
Seu dinheiro vale muito!
Só faça seguro se souber exatamente o que está comprando e quais benefícios terá.
Abundância e Prosperidade pra você!
Elaine Toledo