Cartões de Crédito de Lojas normalmente são oferecidos com desconto na primeira compra. Mas não se engane, o que aparentemente é um benefício pode se tornar um vilão. Alguns tem anuidade ou exigem um valor de compra mínimo mensal para isenção desta taxa. Sem contar que a taxa de juros do crédito rotativo é muito alta para não dizer abusiva.
Toda essa facilidade para obter o cartão e comprar mesmo sem ter o dinheiro na mão, leva ainda hoje, muitos consumidores ao endividamento.
Se você tem cartões de Lojas aqui vão alguns cuidados para proteger seu orçamento:
1.Livre-se de todos os cartões que cobram anuidade ou que impõem condições de consumo para isenção. Há opções de cartões de crédito sem essa cobrança.
2.Planeje suas compras e pague sempre a fatura integral. Veja o que realmente precisa e quanto dispõe por mês para pagar o cartão. Se você não está organizada e quer saber qual é este valor, baixe em nosso site uma planilha de Orçamento Eficaz, ou o Orçamento Simples (colocar Link).
3.Ao passar no caixa sempre irão te perguntar: -Quer parcelar este valor? Responda com outra pergunta: – Até quantas vezes é sem juros? O que tiver juros além do que já está embutido nos preços das peças, não interessa.
4.Avalie o quanto ter estes cartões facilitam o seu gasto desnecessário ou em excesso impactando seu orçamento. Se tiver um único cartão de crédito, sem cobrança de anuidades ou taxas, você centraliza as compras e acompanha por aplicativo o quanto já gastou evitando os excessos.
5.Evite a tentação da compra desnecessária mantendo sempre um objetivo maior. Muitas vezes não temos o que tanto queremos porque nos perdemos nos gastos desnecessários que nos dão prazer imediato, mas geram um desprazer constante quando pagamos a fatura do cartão sem perceber o benefício da compra.
Só pra recapitular: organize suas finanças, planeje suas compras, mantenha objetivos claros e motivadores que o impeçam de comprar por impulso, evite ter vários cartões e pague sempre a fatura integral.
Abundância e Prosperidade pra você!
Elaine Toledo