No Livro a Herança, Isabel tem dificuldade de negociar o valor dos serviços que presta para ONGs e Empresas.
Profissionais liberais, micro e pequenos empreendedores precisam estar atentos às exigências do mercado e à sua capacidade de atender estas exigências com excelência agregando algum diferencial. Em um mesmo nicho de mercado há os que cobram muito abaixo do preço médio e os que cobram muito acima da média.Observe quem cobra acima do valor médio de mercado. O que ele oferece de diferencial que justifique um preço maior e que os consumidores se predispõem a pagar ?
Faça uma análise dos serviços e produtos que tem para oferecer.
- Supera a qualidade exigida pelo mercado?
- Quando você presta um serviço ou efetua a venda de um produto, o cliente fica satisfeito?
- O atendimento pós-venda surpreende o cliente positivamente?
- Você é muito procurado por colegas do mesmo ramo para ajudar em soluções
- Você tem uma forma diferenciada para lidar com clientes difíceis?
- De alguma forma você propicia um ganho de “tempo” para seu cliente?
- Você cumpre os prazos, horários e entregas do que foi combinado e as pessoas sabem que podem contar com você?
Estas são apenas algumas questões para você começar a pensar no VALOR do que você tem a oferecer.
Se você respondeu sim para estas perguntas tem bons motivos para avaliar bem o que você oferece profissionalmente.
Se você não acredita que é capaz de entregar o que seu cliente deseja, da melhor forma possível com um diferencial de valor, por que acha que o cliente vai acreditar?
Avalie bem o valor do que tem a oferecer, pense como poderá, surpreender, encantar e fidelizar este cliente de forma que ele não se preocupe em pagar um pouco mais porque sabe que terá o melhor. Acredite! Você é capaz!
No livro A Herança, aparece também um outro tipo de negociação: A Negociação das dívidas. Os personagens Viviane e Fernando se veem indignados diante das negociações propostas pelo Banco. Como agir num processo de negociação de dívidas?
A situação de endividamento é desconfortável por isso quanto antes partir para uma negociação melhor. Seja racional e analise os fatos:
- O Banco lhe ofereceu linhas de crédito e facilitou o acesso porém nunca escondeu o valor dos juros a serem cobrados e nunca a obrigou a usar
- Você por necessidade ou por um impulso de consumo acabou utilizando as linhas de crédito que o Banco lhe ofereceu ,se enrolou e agora não consegue mais pagar além de ver todos os meses o seu salário engolido pelo Banco.
- Quando o seu limite estourou o Banco aumentou seu limite dando mais condições para o endividamento crescer.
- Você usou crédito mais do que devia e agora está inadimplente e o Banco começa as cobranças de forma enfática.
- Mesmo não o obrigando a utilizar o Banco concedeu um valor de crédito muito além do que poderia pagar. Isso é responsabilidade dele.
- Conclusão: Ambas as partes tem sua responsabilidade para a situação chegar onde chegou. Agora terão que negociar de forma que seja ganha x ganha ou seja, bom para ambas as partes.
O que é importante:
- Admitir que deve e deixar clara sua intenção em pagar.
2.Tenha paciência pois o que foi acumulado por meses ou anos não se resolve em dias. Enxugue o seu orçamento focando a quitação das dívidas e tenho certeza que conseguirá. Será uma fase de restrições, mas valerá a penas pela paz de espírito que lhe trará.
3.Não fuja dos credores pois quanto mais tempo levar para negociar maior a dívida vai ficar.
4.Mesmo descontente com os juros cobrados não tente aliviar sua responsabilidade no processo de endividamento jogando toda sua ira para o credor. Assuma que fez uma escolha desfavorável pra você e inicie uma negociação para sair o quanto antes desta situação.
5.Seja perseverante e não desista diante dos obstáculos. Se precisar peça ajuda, mas não desista.
6.Você não deve aceitar qualquer insulto ou humilhação no processo de negociação. Se isto ocorrer denuncie para o Procon. Lembre que o Banco lucra com juros pagos e você tem sido um ótimo cliente uma vez que paga juros altíssimos todos os meses.
7.Ao se apresentar para uma negociação levante sua auto estima. Você deve e quer pagar, mas precisa que a negociação seja dentro de um valor pagável. Não aceite a primeira proposta apresentada e negocie para alíquotas menores para reduzir a dívida.
8.Se o seu endividamento é muito alto e pra você é praticamente impagável procure o Procon e cadastre-se no programa PAS – Programa de Apoio ao Superendividado.Veja mais informações no site http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=573
9.Pratique o auto perdão. A culpa nos deixa estagnados no passado que não pode ser mudado. Se errou, admita e evite cometer o mesmo erro novamente. Ficar o tempo todo se martirizando com frases depreciativas e reforçando crenças limitadoras não irá tirá-la do problema, pelo contrário talvez a mantenham por mais tempo agravando a situação. Saia deste limbo e busque a luz. Busque quem possa lhe ajudar ao invés de ficar indignada com o credor e consigo mesma.
Você é capaz de vencer tudo isto dando um passo por vez. Acredite e seja feliz!
Elaine Toledo